quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os carros mais resistentes para enchentes


Renault Fluence - 5,0 estrelas


Como há cada vez mais casos de veículos vítimas de enchentes nesta época do ano, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi-Brasil) analisou vários modelos à venda no país quanto à capacidade de resistir a alagamentos. Segundo o estudo, o Renult Fluence, é o modelo  mais resistente diante de uma enchente.

De acordo com o Cesvi, para chegar ao resultado final dois aspectos foram considerados: o risco de calço hidráulico - quando a água penetra no motor através do escapamento - e o comprometimento do funcionamento do veículo provocado por danos em componentes importantes. Entre os itens analisados estão os sistemas de admissão e escape, a cilindrada do motor, a taxa de compressão, o alternador, as centrais elétricas e as unidades de controle, a embreagem e os sensores de oxigênio e de rotação do motor.

Fiat Palio Fire e Mille - 1,0 estrela


Nem pense em enfrentar uma enchente a bordo de um Fiat Mille. Ele conquistou apenas 1 estrela na classificação do Cesvi. O índice de danos de enchente elaborado pelo órgão pode variar de 0,5 a 5 estrelas. O Fiat Palio Fire, também não se saiu bem no ranking e foi classificado também com 1 estrela. O Chevrolet Prisma, já no final da vida, também não é um dos mais confiáveis para enfrentar um aguaceiro e ficou com 1,5. Embora mais encorpado, o Citroën C4 Pallas também foi classificado com 2,5 estrelas.

Já o Hatch Fiat Bravo recebeu 3,5 estrelas. O Renault Duster, com 4 estrelas, tem atributos e classificação para encarar áreas alagadas, mas sem exageros. E, quem Diria, o Chevrolet Cobalt conquistou mesmo índice do Duster, 4 estrelas. O único a alcançar a nota máxima de 5 estrelas foi o Renult Fluence, o mais apto a enfrentar enchentes, segundo o estudo.

Chevrolet Prisma - 1,5 estrelas
Citroën C4 Pallas - 2,5 estrelas

Fiat Bravo - 3,5 estrelas
Chevrolet Cobalt - 4,0 estrelas


Renault Duster - 4,0 estrelas


















Fonte: AUTO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário