quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A evolução dos computadores - parte 1

Você sabe - ou lembra - da evolução pela qual os computadores passaram até chegar aos exemplares que temos hoje? Veja abaixo o infográfico disponibilizado pela TecMundo sobre o assunto.


Tudo começou com computadores movidos a milhares de válvulas: o UNIVAC e o ENIAC. Eles ocupavam uma sala inteira, aqueciam facilmente e suas válvulas precisavam ser trocadas com grande frequência, já que queimavam em poucas horas de uso.  Veja abaixo a foto do ENIAC, com 18 mil válvulas!




Com a criação dos transistores em 1947, a coisa melhorou um pouco. Além de menores - o que os permitia ocupar um espaço bem mais reduzido, os transistores não superaqueciam tanto quanto as válvulas. Os transistores eram feitos de silício, um material sólido extraído da areia que até hoje está presente em placas e outros componentes. Assim, o computador deixou de ocupar o espaço de uma sala inteira e passou a ocupar o espaço de um armário:


Modelo IBM 7094 - foi inicialmente desenvolvido para o controle de
usinas nucleares, como a do chefe de Homer Simpson, no seriado OS Simpsons
Com o surgimento dos chips - microprocessadores, surgiram os microcomputadores, junto com a ideia de criação de computadores pessoais. Esse conceito originou a sigla PC: Personal Computer, ou computador pessoal, do inglês.

Continua...

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário