segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Série Nostalgia: Tecnologias que fizeram parte da nossa vida - parte 2

por Danielle Lopes - da redação NavCity
Inspirados por um artigo do site TechTudo, escolhemos algumas tecnologias e programas que já foram muito presentes em nosso cotidiano para a série de postagens Nostalgia. Aproveite para lembrar, rir um pouco e se identificar com algumas tecnologias que fizeram parte do seu mundo. Nessa postagem, vamos lembrar de uma série de joguinhos divertidos que hoje são praticamente peças de museu. Você já teve algum dos itens abaixo?

Minigame

Quem não lembra daqueles "Minigames 9999 in 1" made in China, com uma série inumerável de joguinhos simples, mas altamente viciantes? Foi com este precursor dos Games Boys e PSPs da vida que muita gente aprendeu a gostar para o resto da vida de jogos como Tetris (das pecinhas que caem e precisam ser encaixadas, para que cada linha completa seja eliminada) e Snake (a famosa cobrinha). Duvido muito que alguém tenha dado conta de testar os tais 9999 jogos - alguns muito parecidos entre si, inevitavelmente. Olhando a foto com o Minigame ao lado, diga a verdade: não dá uma vontadezinha de jogar de novo?



PenseBem (TecToy)
Lançado pela primeira vez em 1988, o brinquedo foi o lançamento mais bem sucedido da TecToy. O Pense Bem contava com uma aparência parecida com a de um laptop, trazia joguinhos educativos de vários temas, como história, português, matemática e geografia. Algumas versões tinham personagens como Mickey e Pato Donald. Foi uma febre entre as crianças, e vendeu bastante pelo seu lado educativo.

Genius

O brinquedo, lançado pela Estrela em 1980, consistia na memorização de uma sequência de luzes e sons que se acendiam, e tinham que ser reproduzidos pelo usuário. Vale a pena lembrar da sensação de ansiedade quando tentávamos memorizar as sequências.






Tamagotchi

A onda do bichinho virtual invadiu as escolas na década de 90. O Tamagotchi era uma invenção japonesa que se tratava de um animal de estimação virtual, que podia ser de um cachorro a um dinossauro, e dava ao dono muito trabalho todos os dias: era preciso alimentá-lo, dar banho, brincar com o bichinho, mandá-lo estudar, dar carinho... Caso o dono do animal não cumprisse com seu papel, o bichinho podia até morrer como um "diabinho" - em pensar que isso estava na mão de crianças. A febre foi tão grande que, em algumas escolas, os professores tiveram de criar regras para a brincadeira: só no recreio. E para quem acha que a brincadeira parou no tempo, está enganado: recentemente foi lançado o Tamagotchi Connection V5,  que permite que os bichinhos se casem em "idade adulta" e tenham até filhotes, através de uma comunicação por infravermelhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário