segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como comprar um carro usado sem ser enganado

Não se deixe enganar quando for comprar um carro usado. O bom papo do vendedor pode acabar fazendo você levar gato por lebre. Para que você não corra esse risco, o blog da NavCity dá algumas dicas que vão ajudar você a notar os problemas escondidos atrás de bons argumentos de venda.
Descubra como identificar problemas no seu possível futuro carro:



Cuidado para não ser enganado na hora de comprar um usado
 1 -  Carroceria: Coloque um íma dentro de uma pano e passe sobre a lataria do carro. Onde o íma não grudar, há massa de reparo. Se você perceber algumas ondulações e amassados na lataria, é sinal de que o carro já foi batido.

 2 - Pintura: Observe o carro num local com iluminação muito boa e procure encontrar diferença de cor na carroceria, ou manchas de tinta nos frisos e na borracha. Estes sinais indicam uma nova pintura, que pode ter sido reparada devido a batidas, queima do sol ou para disfarçar um carro roubado.

 3 - Suspensão: Veja o estado de desgaste dos pneus. Se as ranhuras dos pneus parecem mais gastas de um lado, pode ser que o carro esteja com problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento.

 4 - Ferrugem: Bolhas e pontos descascados na pintura do carro indicam ferrugem. Olhe bastante nas extremidades do carro, e nos locais onde tem borracha - como as portas, sem esquecer dever também debaixo dos tapetes, no porta-malas e no paralamas.

 5 - Portas: Observe se as portas do carro fecham direitinho, sem esquecer do capô e do porta-malas. Se não, é sinal que o carro pode ter sofrido uma batida.

 6 - Amortecedores: Dê uma balançada no carro próximo de cada uma das rodas. Se o balanço continuar quando você se afastar, é sinal de que os amortecedores precisam de troca.

 7 - Pneus: Confira como estão os pneus. Sulcos rasos indicam um desgaste grande, e significam que você precisará de conjunto novo. É importante olhar também se os pneus do carro são da mesma marca.

 8 - Vidros: Observe nos vidros se há algum trincado e se possuem o número do chassi. Caso tenha algum trincado ou não tenha o número, é porque o carro pode ter sofrido alguma batida. Verifique o que houve junto ao dono.

 9 - Motor: Se ao ligar e acelerar o carro, sair uma fumaça branca ou azulada, significa que o motor está queimando óleo, o que é mal sinal.

 10 - Painel: Confira se todos os comandos do painel estão funcionando normalmente. Teste os limpadores, desembaçador (se tiver), indicador de temperatura (muito importante), luz do freio, faróis, setas e outros comandos o carro tiver.

 11 - Diversos componentes: Observe o estado de conservação dos: retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.

 12 - Ar-condicionado. Confira se está funcionando normalmente.

 13 - Equipamentos de segurança:  Fique atento aos equipamentos de segurança: veja se o extintor está vencido, se o macaco está funcionando, se o carro possui triângulo de sinalização, chave de roda e estepe. Veja também a data de fabricação na etiqueta do cinto, e se estão travando bem. A data de fabricação do cinto deve ser a mesma do documento de propriedade do veículo. Caso não seja, procure saber porquê.

 14 - Som: Veja se o tocador de CD funciona e se as caixas de som estão estouradas (veja se distorcem o som, principalmente na presença de sons graves). Chiados também são problemas.

 15 - Freio: Pise no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Se tiver problemas para baixar o pedal rapidamente, é possível que o fluído do freio esteja vazando.

 16 - Revisões: Veja o manual e confira se as datas das revisões foram respeitadas. Basta comparar o número da medição que apresenta o hodômetro com os números registrados nos comprovantes. Isso, além de marcas de violação no painel,  pode te ajudar também a notar se o aparelho foi adulterado.

 17 - Chassi: Observe se o número do chassi, que deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro, está raspado, diferente ou estranho. Uma gravação estranha ou raspada apresenta grandes possibilidade de ter sido adulterado.

18 - Documentação: Preste atenção na documentação do carro. É possível checar até pela internet os dados do veículo no Detran do estado de origem. O Procon recomenda que o consumidor procure uma seguradora para saber se não há registro de roubo, furto ou acidentes com perda total. Assim, o comprador evitar levar para casa um veículo clonado ou recuperado.

As observações a seguir podem parecer complicadas para quem não entende muito bem de carro. Se o seu caso for esse, recomendamos que você leve o para um mecânico de confiança conferir para você.

Dê uma olhada:
 1 - Em como está aspecto, nível e datas de troca do óleo.
 2 - Se a ventoinha do motor está funcionando.
 3 - Se o líquido de refrigeração do motor tem alguma sujeira ou oleosidade.
 4 - No filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
 5 - Se há algum ruído estranho no motor e prováveis problemas.
 6 - Se a suspensão está ok, bem como os freios, direção hidráulica e escapamento.

Dê uma volta com o carro também, para ver se é confortável. Peça ajuda a amigos e parentes que entendem de carro antes de comprar. Se o carro apresentar algum problema, voce pode negociar um desconto no preço - mas não deixe de calcular se realmente vale a pena.

Fonte: MotorClube e G1

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