Depois dessa, o que o brasileiro mais quer saber: como isso influencia nossa realidade? Para tentar responder a essa pergunta, nós do blog da NavCity selecionamos alguns possíveis problemas que o brasileiro vai ter depois da nova medida:
- Limitação da concorrência do carros chineses: Os carros chineses vieram para o Brasil com toda a força, na intenção de tornarem-se uma excelente opção em custo-benefício para os brasileiros. Investiram pesado em publicidade, abriram concessionárias e estavam conquistando de forma crescente o mercado dos populares. A verdade é que, com a nova medida, os carros chineses sofrerão um aumento de preço, o que diminui a concorrência com os carros brasileiros - ou seja, os chineses devem perder mercado - e inibe os investimentos das montadoras nacionais, que estavam sendo feitos na intenção de ganhar a disputa pelo consumidor. Havia uma tendência das montadoras nacionais em oferecer descontos na instalação de opcionais nos carros, mas, devido ao novo IPI, essa tendência deve retroceder consideravelmente.
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- Aumento no valor dos nacionais: com o aumento do IPI nos carros importados, os nacionais ganharão uma boa margem de diferença no preço, o que permitirá que o lucro dos carros nacionais seja aumentado sem perda de competitividade no mercado. Com isso, o valor dos carros no Brasil deve subir ainda mais. Vale considerar que os carros no Brasil já são extremamente caros em relação a diversos países. O Hyundai Santa Fe, por exemplo, custa 69.310 dólares no Brasil, o que equivale a mais do que o triplo do valor comercializado nos Estados Unidos, que é de US$ 21.850.
- Perda do nível (já ruim) de competitividade do carro brasileiro: os carros importados já pagavam - e continuarão pagando depois do novo IPI - 35% de taxa de importação (valor máximo permitido pela OMC - Organização Mundial do Comércio), e, como exemplo ao carros chineses, mesmo com essa alta taxa continuavam competitivos e com boa margem de lucro no mercado brasileiro. Algumas importadoras e concessionárias de carros estrangeiros devem absorver parte do custo do novo IPI para manter a competitividade e não gerar um aumento muito alto no preço final dos carros. Isso tudo indica que o preço dos carros nacionais não é nem um pouco competitivo dentro da realidade do mercado mundial, e será ainda elevado, com a facilidade proveniente da margem de diferença de preço em relação aos carros importados, gerada pelo novo IPI. Em resumo: a margem de lucro dos carros brasileiros já é extremamente alta e vai aumentar mais.
Hyundai Santa Fe, vendido no Brasil por mais do que o triplo do preço cobrado nos EUA, terá o preço aumentado ainda mais com o novo IPI para importados |
Como sempre o consumidor brasileiro é o unico prejudicado e o "palhaço"de sempre desse governo incompetente, oportunista e explorador.
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