quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estresse e sono: durma melhor

O assunto de hoje não é sobre carros, GPS ou tecnologia, mas é sobre algo que afeta diretamente nossas vidas: o estresse. O termo, usado pela primeira vez com o sentido atual em 1936, médico Hans Selye na revista científica Nature, ficou mais conhecido e se tornou popular durante a década de 90 e início dos anos 2000. Estresse - do inglês stress, que pode significar tensõa ou pressão - nada mais é que a soma de respostas físicas e mentais a estímulos externos que causam desgaste físico e mental. Essas respostas são naturais e podem ser positivas, se as utilizarmos para superar a pressão. Só que, muitas vezes, o que acontece é o acúmulo da tensão física e psicológica, causando problemas de saúde, depressão, ansiedade e uma série de sentimentos e problemas que afetam diretamente nossa rotina.

Um grande causa de estresse atualmente é a falta de uma noite bem dormida. Isso porque, com a jornada semanal de trabalho, trânsito e responsabilidades em casa, muita gente não consegue descansar. Falta tempo para dormir, e às vezes, falta sono, porque a incômoda sensação de ter mil problemas para resolver assombra as noites de várias pessoas. Aliado a isso, sobra o cansaço e o desgaste físico e emocional.

É importante e primordial para nossa saúde valorizar o sono. Uma boa noite de sono nos faz recuperar as energias e ativa nossa memória. Fique atento: dificuldades de concentração e memória, cansaço e dor de cabeça contínua podem ser sinais de que você precisa de descanso. O programa Bem Estar, da TV Globo, divulgou em seu site um infográfico, mostrando métodos e rotinas que vão ajudar a melhorar sua noite de sono, amenizando seus problemas com o estresse. Confira abaixo:



 Fonte do infográfico: Bem Estar - G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário