Hoje continuaremos as postagens da série sobre direção defensiva. Falaremos melhor sobre os cuidados com relação ao ambiente e o comportamento das pessoas.
Em determinadas circunstâncias no ambiente, você deve tomar mais cuidado com a direção. Na chuva, nevoeiro, presença de fumaça e outras situações semelhantes, sua atenção deve ser redobrada. Em casos mais complicados, como chuvas de granizo (pedrinhas de gelo), alagamentos profundos que possam causar aquaplanagem (a perda da aderência do pneu em relação ao solo) ou neblinas muito fortes, procure um local seguro, como um posto de combustível, por exemplo, e pare o carro até a situação se normalizar. Evite parar no acostamento nestas situações. Use o acostamento apenas em emergências e deixando sempre o pisca-alerta ligado. Em casos em que a visibilidade é comprometida, o melhor a fazer é procurar um lugar com a menor circulação possível de carros, mas que, ainda assim, seja iluminado e possua pessoas por perto.
O motorista deve atentar para o uso do farol: mantenha seus faróis regulados e não use farol alto ao cruzar com motoristas, pois pode ofuscar a visão.
Dentre os questões que podem causar situações complicadas, uma delas é a distância entre os veículos. A cartilha do Detran recomenda algumas dicas que podem ajudá-lo:
Existe uma regra simples – regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo da frente:
1. Escolha um ponto fixo à margem da via;
2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar;
3. Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fácil é contar seis palavras em seqüência “cinqüenta e um, cinqüenta e dois”.
4. A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.
5. Caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem. Repita até estabelecer a distância segura.
Para veículos com mais de 6 metros de comprimento ou sob chuva, aumente o tempo de contagem: “cinqüenta e um,cinqüenta e dois, cinqüenta e três”.
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