sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aplicativo ajuda você a encontrar o melhor lugar para instalar o roteador

Instalar um roteador em casa pode até ser simples, o problema é que nem sempre os locais em que você o posiciona são muito adequados. Muitas vezes as paredes e os móveis acabam atrapalhando o percurso das ondas e diminuem a velocidade de banda.

Ao preço de R$ 1,94 na Google Store, o WiFi Solver FDTD permite o estudo de uma casa personalizada por você. Vale ressaltar que o app não é muito fácil de usar e não possui uma interface muito agradável. Antes de usá-lo, você terá desenhar a planta utilizando um editor de imagens, seja ele o Paint, o PhotoShop, o Photoscape ou o Gimp. O importante é salvar o arquivo final em formato PNG.

Em seu design, é necessário montar a disposição de todos os cômodos de apenas um andar – não é preciso incluir escadas ou móveis. Para fazer a diferenciação das paredes, o aplicativo utiliza o sistema de cores. Os espaços em branco serão considerados como concreto, vermelhos como madeira, azuis como tijolos, verdes como vidro e tudo o que for preto será espaço vazio.

O melhor lugar do lar

No aplicativo, cada 1 centímetro corresponde a 1 pixel. Logo, para cada metro de planta de sua casa, o desenho deverá ter 100 pixels. Utilizando o botão “Open”, é possível abrir imagens armazenadas no Dropbox, Google Drive ou na própria memória do smartphone.

Depois que você enviar a imagem para o programa, toque sobre o local em que está localizado o roteador, que ficará destacado como um ponto em vermelho. Durante o processo, é possível dizer se o dispositivo possui uma ou duas antenas e apontar a direção delas. Agora, clique em “Run” para iniciar o processo de avaliação.

Você pode realizar quantos testes quiser, visando assim encontrar o melhor sinal possível. Depois, é só mudar o roteador e desfrutar de mais velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário