segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aprenda a ouvir e entender os sinais do seu carro




Dificilmente um carro deixa seu proprietário na rua sem antes dar algum aviso: as luzes do painel acendem, um ruído estranho aparece no motor e até mesmo o volante e os pedais vão dar pistas de que seu carro precisa de manutenção. Problemas na suspensão, na embreagem e no câmbio também são "comunicados" pelo carro ao motorista.

O primeiro indicador de problema na embreagem ocorre quando o pedal fica pesado. Pedal da embreagem 'borrachudo' deve ser sinal de alerta. Muitos motoristas não percebem, pois o endurecimento é gradativo e eles acabam se acostumando com o peso no pedal. No segundo momento, o motorista tem dificuldade para engate da primeira marcha e da marcha ré: popularmente se diz que elas começam a "arranhar". A pior situação ocorre na saída: quando se engata a primeira marcha, o carro trepida e começa a se movimentar apenas quando você praticamente já tirou todo o pé do pedal da embreagem. A sensação é de que o motor está sem força.



Na verdade o problema não está no motor, mas na embreagem, que está patinando e não consegue transferir todo o giro do motor para o câmbio e, assim, para as rodas. Nesta última situação, convém deixar o telefone do guincho à mão, pois a qualquer momento você poderá ficar a pé. Para resolver o problema é necessário levar o veículo a uma oficina e substituir o kit completo, composto de platô, disco e atuador hidráulico.

Se quiser prolongar a vida útil do sistema, evite segurar o carro na subida com o auxílio da embreagem, descansar o pé no pedal e rebocar barcos ou outros carros. Quando se usa indevidamente a embreagem, o cheiro de queimado é a prova do “crime". Seu carro ficará com este cheiro por várias horas.

Ruídos de rolamento e dificuldade para engatar marchas intermediárias (segunda, terceira, quarta e quinta) podem ser sintomas de problema na estrutura do câmbio. Dificilmente um câmbio quebra, pois a embreagem costuma absorver os possíveis erros de condução dos motoristas. A grande maioria dos problemas no câmbio está relacionada a vazamentos de óleo que não são identificados a tempo e acabam por danificar rolamentos e engrenagens por falta de lubrificação.

Para identificar se um ruído provém do câmbio, você deve, com velocidade acima de 60 km/h, pisar na embreagem. Se o ruído parar, é muito provável que o problema esteja no conjunto do câmbio ou no diferencial. Carro automático trepidando. Câmbio automático possui menor incidência de problemas; por outro lado, necessita de mão de obra especializada e aparelhos específicos para um correto diagnóstico. Quando há falha na estrutura de suporte, os efeitos mais comuns são trepidação do carro e a não troca de marchas.A trepidação pode estar relacionada aos coxins danificados (coxins são as peças que sustentam o motor e o câmbio).

Problemas com mudança de marchas podem ter origem mecânica ou no gerenciamento eletrônico - neste caso, uma luz de advertência deverá acender no painel, indicando que o câmbio entrou em "estado de emergência”. Andar com o carro nesta situação poderá agravar a situação. Via de regra, reparos em câmbio automático são caros e demorados: além da grande quantidade de horas envolvidas, a maioria das peças é importada e não há muito como fugir dos altos preços. Efetuar as trocas de óleo hidráulico de acordo com o manual e inspecionar periodicamente quanto a vazamentos é a melhor maneira de evitar surpresas.

Ruídos na suspensão são muito comuns, principalmente se você trafega por ruas e avenidas cujo asfalto não obedece a nenhum tipo de normatização. Quem já conheceu as estradas de países desenvolvidos sabe. E não são apenas grandes buracos que danificam a suspensão: asfalto deformado também causa problemas a médio prazo.



Se o seu carro possui baixa quilometragem, até 30.000 km, o problema pode ser pontual, ou seja, a troca de uma bucha da barra estabilizadora, um pivô ou uma bucha de bandeja eliminará o barulho. Já em um veículo que tem mais de 50.000 km rodados dificilmente o mecânico trocará apenas uma peça, pois diversas peças podem estar com nível avançado de desgaste, por exemplo amortecedores cansados, sem ação, acabam danificando os batentes. Portanto, substituir apenas os batentes sem trocar os amortecedores é jogar dinheiro fora: em breve você retornará à oficina para trocá-los novamente.

Se a suspensão range quando o carro passa em lombadas, com um ruído similar ao de uma dobradiça de porta enferrujada, o problema pode ser nas buchas da barra estabilizadora, nos amortecedores ou nas bieletas. Provavelmente seu mecânico terá que entrar embaixo do carro e solicitará que alguém balance o veículo para poder identificar em qual dos itens citados está a origem do ruído. Se o barulho é o de uma batida de ferro com ferro, peça para o mecânico verificar se o protetor de cárter não está solto, se os coxins do motor não quebraram ou se buchas de bandeja estão estouradas. Para não ser enganado, peça para ver a peça desgastada ou quebrada e a nova, para comparar.

Fonte: G1

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