Um dia depois do pedido, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) se posicionou na discussão através do seu presidente Luiz Moan, que afirmou em coletiva de imprensa que não considera a margem de lucro alta nos veículos brasileiros. Ele afirmou ainda que o lucro no Brasil não é maior que o praticado em outros países, e que o preço dos insumos seria o principal causador do alto preço dos carros brasileiros.
Se por um lado para alguns essas declarações parecem quase inacreditáveis, por outro lado alguns dados podem ajudar a fazer muita gente concordar com isso.
Em pesquisa realizada pela Mercer Consultoria, o Brasil conta com duas das 12 cidades mais caras do mundo - que possuem custo de vida mais alto. A cidade de São Paulo ficou na 10ª posição, e o Rio de Janeiro na 12ª, as duas consideradas bem mais caras que cidades como Londres, Paris e Nova Iorque. O levantamento inclui 200 ítens para estabelecer a classificação, como moradia, transporte, alimentação, vestuário e outros. E se os custos são caros para os moradores, isso acaba influenciando no custo dos funcionários, das fábricas, dos insumos. Pelo visto, o custo Brasil está saindo cada vez mais caro no bolso de todos nós.
Veja abaixo um vídeo com declarações dos presidentes das montadoras de veículos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário