quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Dispositivo fotografa o que você come para determinar calorias ingeridas

Enquanto a maioria dos dispositivos vestíveis fitness se foca em monitorar calorias perdidas enquanto você faz exercício, um protótipo desenvolvido pela Universidade do Alabama pretende monitorar você mesmo sentado. Como? Observando sua dieta e o que você anda comendo.

O Monitor Automático de Ingestão (AIM) é um aparelho colocado atrás da orelha do usuário e que contém uma câmera, registrando tudo aquilo que o indivíduo está comendo, a quantidade do que está sendo consumido e quantas calorias possui o alimento.

Além da câmera, um sensor de movimento e um transmissor Bluetooth compõem o dispositivo. Isso porque o AIM precisa distinguir o movimento da mandíbula quando está mastigando e quando está se movimentando durante a fala. As informações obtidas são então transmitidas por Bluetooth para um celular.

O resto é por conta do app


No smartphone, um aplicativo identifica as imagens das comidas e calcula a média de calorias ingeridas através de dois parâmetros: quantidade de mastigadas e o quanto de comida havia no início e no final da refeição — caso sobre algo.

O Dr. Edward Sazonov, responsável pela criação do AIM, planeja verificar a precisão do sistema com alguns aperfeiçoamentos. É possível que, assim que chegar ao mercado, o AIM seja comercializado como dispositivo de categoria médica, já que ele se concentra mais em aspectos nutricionais do que na queima das calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário