sexta-feira, 10 de outubro de 2014

5 fobias tecnológicas que você nem sabia que existiam

5 fobias tecnológicas que você nem sabia que existiam




Medo de aranha (aracnofobia), medo de escuro (nictofobia) e medo de altura (acrofobia) são algumas fobias bem comuns entre as pessoas. Mas você sabia que há muita gente que possui medo de elementos tecnológicos? Pois isso é verdade, por mais que pareça algo muito distante para a maioria de nós — principalmente de quem trabalha ou é apaixonado pelo tema.

O site Mashable reuniu cinco das fobias tecnológicas mais comuns — e que você provavelmente nunca ouviu falar — e agora nós trazemos a lista para vocês. Vale dizer que todos eles possuem estudos acadêmicos e científicos por trás, por isso não estamos falando apenas de suposições. Será que você conhece alguém que possui um dos tipos de fobias que vamos descrever a seguir?



1. Tecnofobia

Este termo descreve o “medo anormal ou a ansiedade excessiva acerca dos efeitos da tecnologia na vida”. Apesar de parecer moderno, ele é visto desde a primeira revolução industrial — quando cidadãos passaram a temer os avanços que os mecanismos poderiam ter e como eles afetariam o cotidiano. Ele também pode ser visto em pessoas que possuem medo físico da tecnologia, desde portas de bancos até computadores pessoais.

2. Nomofobia

Você sai de casa todos os dias com o seu smartphone. Em determinada, ocasião você se esquece de levar o aparelho ou de carregar a bateria dele. O desconforto excessivo causado por esse esquecimento caracteriza a nomofobia. Em termos geral, ela representa a angústia causada pela incapacidade de comunicação móvel — seja com smartphones ou com outros portáteis.

3. Ciberfobia

Ansiedade ou paranoia referentes à utilização dos computadores pode ser interpretada como ciberfobia. Algumas pessoas que trabalham por longos períodos em frente aos equipamentos podem desenvolver esse tipo de fobia quando se veem forçados a utilizar os computadores. Ciberfobia — assim como a tecnofobia — pode se manifestar também com medos físicos dos aparelhos.

4. Telefonefobia

Ao contrário do que parece, a telefonefobia não caracteriza um medo de ser atingido por um telefone ou de ser atacado por um deles. O problema aqui está na ansiedade, angústia e medo de ter que atender ou realizadas chamadas telefônicas. Há pessoas que possuem essa fobia tão desenvolvida que sofrem com ataques de pânico e hiperventilação quando se veem obrigadas a usarem o telefone.

5. Selfiefobia

Esta fobia não está exatamente comprovada por nenhuma universidade renomada, mas já começa a ser discutida em vários lugares. Alguns descrevem a selfiefobia como o medo de tirar fotos desse tipo, enquanto outras afirmam ficarem angustiadas com fotos do tipo “selfie” devido ao grande volume delas que surge na internet diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário