segunda-feira, 25 de março de 2013
New Fiesta brasileiro mira os R$ 40 mil
A Ford inaugurou hoje, dia 25, a linha de produção do New Fiesta hatch brasileiro, na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O modelo nacionalizado chega às lojas no próximo dia 20. Até então, o carro era importado do México. A montadora anunciou ainda que o New Fiesta Sedan também parou de ser trazido da fábrica mexicana desde que o modelo reestilizado no ano passado começou a ser produzido lá. Mas a Ford diz se e a partir de quando vai fabricar o sedã no Brasil. "Hoje só vamos falar de Fiest Hatch. O Sedan será outra história que falaremos depois", disse o vice-presidente da montadora, Rogelio Golfarb. As unidades do Fiesta Sedan que ainda estão à venda são as que estão em estoque. Assim, somente o Fusion continuará sendo importado do México pela Ford. "Estamos estudando também [trazer de lá] outro modelo", afirmou Golfarb, considerando que as cotas que limitam o comércio de carros entre os dois países foram aumentadas neste ano, como previsto em acordo entre os governos.
O New Fiesta hatch brasileiro será equipado com motor 1.5 e 1.6. Segundo a Ford, a versão topo de linha terá câmbio automatizado de dupla embreagem (até então o New Fiesta só era oferecido com motor 1.6 e transmissão manual). Além disso, essa versão mais cara terá freios ABS, sete airbags, freios ABS e sistema de interatividade Sync. Detalhes de outras versões e preços só serão revelados na data do lançamento, mas a montadora adianta que o New Fiesta brasileiro concorrerá com modelos como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e o Peugeot 208, que chega no mesmo mês e partirá de R$ 39.990.
"Este é o segundo carro global da Ford produzido no Brasil. Investimos R$ 800 milhões na fábrica, o que inclui a instalação do setor de pintura automatizado, o que aumenta a qualidade e o volume de produção", disse o presidente da filial no Brasil, o inglês Steven Armstrong. O outro modelo global produzido no país é o EcoSport, feito em Camaçari (BA). Segundo a montadora, o New Fiesta brasileiro tem 75% de componentes nacionais, para atender às regras do novo regime automotivo, o Inovar Auto. No entanto, a nova transmissão automatizada é importada do México. É a mesma que equipa o EcoSport Powershift (leia impressões). A estratégia de nacionalizar o New Fiesta havia sido confirmada durante o Salão de Paris no ano passado.
Segundo o vice-presidente da Ford, Rogelio Golfarb, o New Fiesta hatch ainda vai coexistir com o Fiesta Rocam, geração anterior produzida na Bahia e que vem sendo alvo de promoções. Ela é diferenciada pelo nome do motor Rocam e possui opção de motor 1.0, além do 1.6. Porém, deverá sair de cena nos próximos anos porque a Ford tem como meta, até 2015, vender no Brasil apenas carros produzidos em plataformas globais, ou seja, só modelos cuja base é a mesma em todos os países onde são oferecidos, como o New Fiesta e o EcoSport. O New Fiesta hatch brasileiro já tem o visual da reestilização apresentada há seis meses, no Salão de Paris, que o deixou em linha com a identidade global da empresa. Seguindo detalhes estéticos introduzidos no novo Fusion, o modelo ganhou grade na dianteira, em formato de hexágono, e os faróis também foram remodelados. Com a entrada do Brasil na estratégia global da Ford para carros de segmento B (compactos), a montadora espera vender 2 milhões de carros deste porte no mundo neste ano.
Fonte: G1
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