terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GPS - Sabe como funciona?



Nos dias de hoje  o mundo é movimentado pela tecnologia, isso não é segredo pra ninguém. Tudo que nos rodeia é impregnado de tecnologia. Muitas pessoas acham que toda essa tecnologia veio para facilitar nossas vidas, outras não.

E você, o que acha?

Sem dúvida, uma das tecnologias que vem facilitando muito a vida de várias  pessoas ao redor do mundo é o GPS. 

Para quem ainda não conhece muito bem essa tecnologia, este artigo vai mostrar um pouco do funcionamento e fazer com que você conheça um pouco melhor esse aparelho.

O GPS ( Global Psitioning System, ou traduzido para o português Sistema de Posicionamento Global ) é um aparelho que tem a finalidade de mapear a área onde você está, achar sua posição exata e se necessário usar sua inteligência artificial para montar uma rota que te leve a algum destino ou endereço.

 Essa é uma das invenções que surgiu para  facilitar a vida das  pessoas que tem o costume de andar muito, a pé ou de carro, em locais que não conhece muito bem.

Mas agora, como este aparelho consegue ser tão preciso? A resposta desta pergunta é simples:  satélites movidos a luz  solar.

Os Satélites são posicionados de uma maneira que faz com que o receptor, que no caso é o GPS esteja visível a pelo menos 4 satélites, o que ocorre em todo lugar do mundo a fim de aumentar a precisão do aparelho.  

Desta forma ele é capaz de atualizar o GPS de acordo com o percurso e o local em que se encontra. Essa atualização é feita na velocidade a luz, o que dá a capacidade do GPS acompanhar o percurso em tempo real.

Essa tecnologia está disponível em todo o mundo, e esse tipo de aparelho já está com um preço bem acessível ao consumidor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário