sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Série sobre direção defensiva: o que é e como aplicar no dia-a-dia (Parte 2)

Vamos dar continuidade ao post sobre direção defensiva. Hoje falaremos mais sobre o condutor e sobre as vias de trânsito.

Você sabia que sua posição ao dirigir pode influenciar no seu desgaste físico e, consequentemente, em possíveis problemas na condução do veículo? Observe as dicas de como manter a postura correta no infográfico a seguir (para ler melhor o texto, clique na imagem para ampliá-la):



Além dos cuidados com sua postura, você deve ficar atento também com:
  • Os retrovisores: atente para a posição correta deles. Os retrovisores devem ser ajustados de maneira que você, sentado na posição de direção, enxergue o limite traseiro do seu veículo. Para o retrovisor interno - se o seu carro tem um -, ajuste-o de forma que você consiga enxergar por ele todo o vidro traseiro.
  •  Cuidado com a concentração: Manter a atenção no volante é primordial para evitar perigos. Por isso, não dirija se, por algum motivo, você não puder ou não conseguir se concentrar. Ou seja: não dirija bêbado, com muito sono, sob efeito de medicamentos que alteram os reflexos e a concentração, e sempre use o bom senso na hora de decidir se você está apto a dirigir. Não leve animais desacompanhados no seu carro, pois isso pode atrapalhar bastante sua atenção. Além disso, muito cuidado com o uso de eletrônicos (celulares, pagers, televisores e outros).
    Já nas vias de trânsito - ou seja, ruas, estradas, viadutos e outros -, você precisa atentar para:
    • O limite de velocidade da via na qual você está dirigindo;
    • Cuidado nas curvas e declives;
    • Ultrapassagem: sempre espere pela condição permitida e segura antes de fazer a ultrapasagem;
    • Estreitamento da pista: este sempre será um fator que aumenta os riscos na falta de atenção;
    • Acostamento: nunca trafegue por ele;
    • Condições da pista: cuidado com os buracos, elevações e outras anormalidades. Tenha cuidado redobrado se a pista estiver escorregadia;
    • Cruzamentos: fique bastante atento aos semáforos e aos pedestres.
    Continuaremos no próximo post a falar sobre cuidados com relação ao ambiente e o comportamento das pessoas.

    Fonte: cartilha do Detran e site da Wikipédia

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário